De bike em Florianópolis: Descubra as melhores rotas para você explorar a Ilha e os arredores em cima da sua bicicleta – seja ela elétrica ou não
A Ilha da Magia é repleta de paisagens incríveis, que acabamos não apreciando quando andamos de carro. No trânsito, pensamos apenas na estrada que está à nossa frente e por isso fica difícil se sentir parte do cenário. Isso muda quando visitamos os mesmos lugares de bicicleta – tudo parece mais próximo de nós. Acredite: andar de bike em Florianópolis é uma experiência imperdível!
Nós da Fitzz reunimos os nossos rolês favoritos para te ajudar a escolher seu próximo passeio de bike por Florianópolis! São rotas que foram escolhidas de acordo com o seu nível de dificuldade, começando pelas que são mais indicadas para iniciantes, indo até as mais desafiadoras, que são ideais para ciclistas experientes. Confiram as oito rotas que todo mundo que visita a Ilha deveria percorrer pelo menos uma vez.
Beira Mar-Norte (Iniciante)
A paisagem mais icônica de Florianópolis é também uma das melhores para um passeio de bicicleta. Com cerca de 9 km, a ciclovia da Beira-Mar tem um trajeto tranquilo, ideal para quem quer curtir a paisagem e relaxar. Além disso, nos fins de semana você pode subir até a ponte Hercílio Luz e explorar o cartão postal de Floripa sob duas rodas.
Beira Mar Continental (Iniciante)
Se você já está cansado de pedalar pela Beira-Mar Norte, experimente sair da ilha e explorar a irmã dela no continente! A Beira-Mar Continental tem uma ciclovia com cerca de 2 km de extensão, com acesso fácil às pontes, além de contar com um parque com quadras e banquinhos para descanso. Ótima opção para um passeio no domingo!
Santo Antônio de Lisboa (Iniciante)
Outro trajeto tranquilo e com uma bela paisagem é a Estrada dos Açores, que liga a Praia do Sambaqui até o centrinho de Santo Antônio de Lisboa. É perfeita para um passeio no fim da tarde, quando é possível ver o sol se pôr sobre o mar. São cerca de 6km de percurso, todo à beira-mar.
Campeche (Intermediário)
Se você curte pegar uma praia, mas não quer deixar a bike de lado, o Campeche é uma ótima opção. É um trajeto sem muitas subidas, com ciclovias na maior parte dos 15 km do percurso. Sendo assim, é ideal para quem quer pedalar, mas ainda ter energia para curtir a praia no fim do passeio!
Barra da Lagoa (Intermediário)
Saindo da Lagoa da Conceição, um trajeto perfeito se você quiser aproveitar o rolê para pegar uma praia é a rota até a Barra da Lagoa. Com cerca de 9km de extensão e algumas ladeiras no caminho, é a rota perfeita para ciclistas preparados, que tenham energia para gastar. Além disso, é possível parar na Praia Mole, na Galheta, ou ir até o final, na Barra da Lagoa. Tudo depende da sua disposição!
Aeroporto (Intermediário)
Esse é um trajeto um pouco mais longo, saindo da região central pela ciclovia do Aterro da Costeira, com cerca de 18 km. A ciclovia de acesso ao novo aeroporto tem uma boa estrutura e é um ótimo trajeto para quem gosta de velocidade em duas rodas. Ao chegar ao aeroporto, é possível subir no deck de observação, e olhar o movimento da pista de pousos e decolagens.
Lagoa da Conceição (Avançado)
Outro dos cartões postais da Ilha, a Lagoa da Conceição é também um destino muito procurado por ciclistas. Há duas maneiras de chegar lá: uma mais desafiadora, mas com trajeto curto (13 km), pelo Morro da Lagoa; e outra mais tranquila, mas longa (21 km), pelo Rio Tavares. Além desses percursos, nos arredores da Lagoa há vários trajetos curtos para pedalar e curtir a paisagem, assim como vários restaurantes para repor as energias.
Ribeirão da Ilha (Avançado)
A estrada do Ribeirão da Ilha é longa, mas tem uma vista linda, perfeita para quem gosta de pedalar com uma paisagem de fundo. Conta com cerca de 15 km de extensão, poucas ladeiras acentuadas e é recomendada para quem já está acostumado com distâncias maiores. A estrada não possui ciclovia, mas é pouco movimentada. Além disso, se você quer aproveitar mais as praias e o centro histórico da região, essa rota é perfeita para você!
Sendo assim, se quiser potencializar seus percursos com o kit elétrico da Fitzz, entre em contato conosco! Ficamos felizes em ajudar.
Texto por: Mateus Spiess
Edição por: Juliana Carvalho