Que máscaras devem ser usadas sempre que saímos de casa já estamos cansados de saber! Elas são uma das melhores maneiras de se proteger e evitar contaminação. Mas, quando andamos de bicicleta, algumas máscaras podem atrapalhar, principalmente quando subimos ladeiras, ou quando precisamos fazer um esforço maior nos pedais.
Fica a pergunta: Qual a melhor máscara para ser usada quando vamos pedalar?
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é o uso das máscaras do tipo PFF2, exigidas em vários países. Essas máscaras são capazes de filtrar as partículas de vírus que ficam no ar e oferecem o maior nível de proteção de todas as máscaras. Além disso, elas encaixam no rosto e vêm com um arame para ajuste no nariz, o que impede que os óculos embacem!
Existem também as máscaras PFF2 com válvula, que facilitam a respiração. Elas oferecem o mesmo nível de proteção que as PFF2 sem válvula, mas não filtram o ar que sai. Por isso, não protegem outras pessoas caso você esteja infectado. Elas evitam sensação de sufocamento, mas são recomendadas apenas para uso em ambientes abertos, longe de outras pessoas. Para pedalar, elas podem ser uma boa pedida!
Outra opção disponível são as máscaras cirúrgicas. Elas possuem um bom nível de filtragem, mas é preciso atenção, pois elas devem ser descartadas após o uso e não podem ser lavadas! Além disso, é preciso cuidar da vedação, que é pior com esse modelo. Cabe lembrar que é a vedação das máscaras que garante a nossa proteção!
Já as máscaras de tecido não são recomendadas. Elas não protegem contra as novas variantes da COVID-19, e a variedade de materiais usados na confecção deixa ainda mais difícil testar sua segurança.
No fim das contas, quando o assunto é máscara para pedalar, o melhor é escolher pela proteção. Mas uma coisa é certa: com os kits de conversão da Fitzz, você não fica sem fôlego ao pedalar sua bike. Aí fica mais fácil usar a máscara certa, não é mesmo?
Outra coisa que pode te ajudar a poupar seu fôlego durante suas pedalas são os kits elétricos da Fitzz, que te auxiliam em percursos difíceis e dão aquela força a mais quando for necessário. Assim, todas as máscaras recomendadas pela OMS poderão ser uma combinação perfeita com as suas pedaladas!
Quer saber mais? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar.
Autor: Mateus Spiess
Editora: Juliana Carvalho